Scania apresenta nova linha de caminhões P8/Euro 6 na Agrishow 2023

São Paulo, 17 de janeiro de 2014

A 28ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), marcará a primeira exposição da nova linha de caminhões P8/Euro 6 da Scania ao público específico dos segmentos do agronegócio, agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética. A feira será realizada de 1.º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

No estande da Scania estarão expostos os modelos P 280 6x4 XT (movido a gás e/ou biometano), 500 R Super 6x2, 560 G Super 6x4 XT e 560 R Super 6x4 e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia. No estande da Scania, estarão à disposição para o atendimento aos visitantes as equipes de vendas, serviços e serviços financeiros (Scania Banco – financiamentos e seguros – e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinavia e WLM Quinta Roda.

Além disso, também estará disponível para os visitantes a nova empresa, a Scania Locação, de aluguel de caminhões e ônibus. A Scania Locação soma ao portfólio de soluções aos clientes, que podem expandir o perfil de operação de transporte.

“A Scania se mantém e amplia suas soluções como referência ao agronegócio e para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola. A Agrishow reforçará com os clientes todas as vantagens da nova linha Euro 6 de caminhões. É a geração mais econômica da história da marca e estamos animados para estar com os clientes durante a maior feira do setor”, afirma Fabrício Vieira, gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “Continuamos avançando com a linha XT, e ampliando também o alcance com os produtos rodoviários. Ou seja, estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. Além de expôr o P 280 que faz parte da linha mais sustentável movida a gás e biometano, que tem enorme potencial na cadeia do agronegócio.”  

“Com a linha fora de estrada XT da Nova Geração de caminhões P8/Euro 6 melhoramos ainda mais a rentabilidade para continuar oferecendo o menor custo total da operação por quilômetro rodado do mercado. Os produtos Euro 6 entregam uma economia de combustível sobre a geração anterior das Séries P, G e R, respectivamente de até 22% nos motores otimizados, e a nova gama Super de até 28%. E, o nosso DNA off road está cada vez mais vocacionado”, conta Vieira.  

As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio, justamente os focos da Agrishow. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano). A ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) está animada com o crescimento da cadeia de biogás e biometano neste e nos próximos anos. A entidade já tem mapeados 41 projetos de usinas com conclusão prevista até 2027. Segundo a ABiogás, juntas, elas devem consumir R$ 7,4 bilhões em investimentos e elevar a produção a 2,9 milhões de metros cúbicos diários. Com anúncios de novas unidades se avolumando, a expectativa é que a produção chegue a 32 milhões de metros cúbicos por dia até 2030, nas projeções da associação.

Estande de 600 metros quadrados
Os caminhões no espaço da Scania serão os rodoviários 500 R Super 6x2 e 560 R Super 6x4, e os de DNA 100% fora de estrada P 280 6x4 XT (movido a gás e/ou biometano) e 560 G Super 6x4 XT.

O 500 R Super 6x2 é vocacionado a puxar bitrem no transporte florestal e desenvolve torque de 2.650Nm, oferece 500cv de potência e 78 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT). O 560 R Super 6x4 é equipado com motor de 560 cavalos, desenvolve torque de 2.800Nm, é indicado para transportar grãos em rodotrens e tem capacidade máxima de tração (CMT) de 90 t. Já o P 280 6x4 XT (movido a gás e/ou biometano), dispõe de propulsor de 280 cavalos, torque de 1.350Nm, vocação para operar no transbordo da cana com CMT de 150 toneladas. Por fim, o 560 G Super 6x4 XT tem motor de 560 cavalos e torque de 2.800Nm. A Scania sugere este modelo para transportar cana e toras de madeira, e sua CMT é de 150 t e o PTBC de 91t.  

Linha Scania a gás: seguros e viáveis
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice menor de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Abastecido de biometano o índice pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.  

Serviços

Serviços Dedicados
É uma solução criada pela Scania para implementar uma oficina exclusiva dentro da instalação dos clientes. Os grandes benefícios são: maior disponibilidade dos veículos, redução e controle dos custos operacionais, mão de obra capacitada Scania, uso de peças genuínas, ferramentas e equipamentos adequados para execução dos serviços, garantia e qualidade dos serviços executados, métodos e processos padronizados e agilidade na solução de problemas.  

Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime
O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do pioneiro PMS Premium Flexível e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a exclusiva Avaliação do Motorista, que entrega a pontuação individual de cada condutor e recomendações de ações de aperfeiçoamento da direção, para economizar combustível e reduzir o desgaste de componentes e pneus. Após o sucesso dos inéditos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que influencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções.

O cliente pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se  reduzir o consumo de diesel. Gastou menos, desembolsa menos. A análise é feita por meio de uma tabela de preço por km por faixa de consumo de combustível.  

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além de o veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis. O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania.  

Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania. Por isso, a Control Tower se torna essencial para o transportador manter sua logística rentável. Estão garantidos redução de custo e aumento de receita, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados.      

Conectividade
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O pacote Avaliação do Motorista sendo parte do pacote Desempenho por um custo ainda mais competitivo é uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.

Scania FIT
Os Serviços Conectados também dispõem de uma ferramenta revolucionária, que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (na tradução do inglês Ferramenta de Inteligência de Frotas), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos veículos, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mensura o desempenho da frota do cliente e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

Driver Services
A boa performance e a direção do motorista fazem a diferença no custo total da operação. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores operando da forma mais econômica, segura e rentável e fazendo uso da tecnologia do veículo, a Scania oferece os serviços aos motoristas. Há uma potencial redução real de 6% no consumo de combustível. Isso representa 110 milhões de litros de combustível por ano que poderiam ser efetivamente economizados. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, baseados nos hábitos de condução econômica.

Pacote fora de estrada XT
O pacote XT, formado por componentes específicos para pisos irregulares e também indicados para aplicações fora de estrada, torna a operação ainda mais dedicada e customizada. Ele pode ser incorporado nas cabines P, G, R e S. Há opções de alturas de teto diferentes, eixos e suspensões de molas para condições extremas, freio de estacionamento elétrico e soluções adaptadas para cada aplicação.  

O Scania XT se caracteriza por atributos de grande visibilidade, como uma frente extremamente robusta e funcional. Para o mercado fora de estrada, os segmentos-foco continuam a construção-civil, mineração, madeireiro e canavieiro. Todas as opções de potências estão disponíveis para a linha XT. As trações 6x4 e 8x4, as campeãs de demandas, estão ainda mais prontas para atender as necessidades dos clientes.

Serviço: 28ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação)
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Data: 1.º a 5 de maio das 9h às 18h

Veja também

Scania anuncia novo presidente das operações comerciais no Brasil
Simone Montagna, que era responsável pelo mercado russo, assume em março no lugar de Silvio Munhoz
Scania lança nova linha de caminhões P8/Euro 6, gama Super e empresa de locação na Fenatran 2022
Com estande de 2.800 metros quadrados, fabricante expõe os modelos que atendem a nova lei de emissões Proconve P8, o novo trem de força Super e seu am
Scania leva cultura da inovação para fora de suas fábricas e lança programa de conexão com startups b
"Inovação em Movimento", primeiro programa de inovação aberta da fabricante no Brasil, realizado com consultoria técnica da Innoscience, tem como obje
© Copyright Scania 2021. All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo/SP - Tel: +55 11 4344-9333